SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3De la “cultura integral” a la cultura como integración. Análisis de los Planes de Enseñanza Secundaria en Uruguay (1935-1963)Manuales escolares para un nuevo público escolar: los Cuadernos MEC de Historia General índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GATI, Hajnalka Halász  y  MONTEIRO, Ivanilde Alves. Educação e docência feminina no Brasil do Século XIX: avanços e desafios. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1146-1169. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-12.

Este estudo busca historicizar a educação feminina em um determinado momento histórico, especificamente no final do século XIX, a partir das ideias presentes no mundo, no Brasil e em Pernambuco. Está inserido em uma investigação mais ampla sobre a formação docente feminina desde seu início até o limiar do século XX. Tem caráter bibliográfico e documental, com base em fontes, autores, documentos, jornais e periódicos com o objetivo de (re)construir aspectos da realidade social pernambucana relativos ao tema, através do ambiente social, que apontava para uma “comunidade de sentido”, uma preparação da sociedade para a aceitação de novas ideias que se pretendiam "modernas". Essa movimentação social se fez de baixo para cima, pela livre difusão das ideias, pelo convencimento, com farto uso da imprensa e por ações educativas, revelando a crença nos poderes da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.

Palabras clave : Mulher; Educação; História; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )