SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Educación y docencia femenina en el Brasil del siglo XIX: avances y desafíosEntre correspondencias e impresos: una mirada sobre la instrucción primaria en Sergipe (1827-1838) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. Livros didáticos para um novo público escolar: os Cadernos MEC de História Geral. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1170-1186. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-13.

O artigo analisa os Cadernos MEC de História Geral e o guia metodológico para os professores publicados pela Fename. A Fundação era responsável pela produção de materiais didáticos que seriam distribuídos ou vendidos a preço de custo para professores e alunos das escolas brasileiras. Buscou-se compreender o objetivo da produção desses livros didáticos, quem foram seus autores, qual discurso sobre a escola e o ensino de História produziram. A análise permitiu observar que os Cadernos MEC de História se inseriam em um projeto do Ministério da Educação para diminuir o custo do ensino, diante do acelerado processo de expansão da escola secundária. Desse modo, o MEC estabeleceu parceria com docentes de Didática da UFRJ para a elaboração dos livros didáticos. Esses livros e o guia metodológico expunham uma proposta de ensino que estabelecia todo um encaminhamento para a prática discente e docente.

Palabras clave : Cadernos MEC; Ensino de História; livro didático; Fename.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )