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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SANTANA, Leyla Menezes De; AMORIM, Simone Silveira  e  NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Entre correspondências e impressos: um olhar sobre a instrução primária em Sergipe (1827-1838). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1187-1210. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-14.

O presente artigo tem por objetivo analisar a configuração da profissão docente no que diz respeito à atuação dos professores primários na Província de Sergipe, no período de 1827 a 1838. Para isso, fez-se necessário descrever o desempenho dos professores através das correspondências enviadas para o poder público e identificar as continuidades e descontinuidades relacionadas com as práticas docentes, bem como identificar no Folheto “Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude” indícios que justifiquem seu uso e proibição nas aulas de ensino primário no ano de 1835. O procedimento investigativo tem o aporte teórico de Norbert Elias (1980, 2001) e Robert Darnton (2010) e se ancora no método indiciário de Ginzburg (1989, 2004), buscando por meio de indícios e pistas, obter elementos que permitam compreender como se deu o processo de configuração da profissão docente no espaço e tempo aqui expostos.

Palavras-chave : História da Educação; Sergipe Provincial; Fonte da Verdade ou Caminhopara a Virtude; Professores Primários.

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