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Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MATOS, Sheila Cristina Monteiro. Grandes pensadores tensionando o I Programa Especial de Educação (1983-1986). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.1248-1269. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-17.

O objetivo deste artigo é estudar pensamentos político-filosóficos que foram aportes teóricos para a consecução do I Programa Especial de Educação. Sua problemática versa sobre as condições políticas e educacionais em que o Programa foi gestado, levando em consideração as contribuições teóricas e os feitos realizados por grandes intelectuais que marcaram o pensamento educacional na época. Para tal, o método da investigação foi o dialético. O resgate crítico teórico foi realizado através de pesquisas bibliográfica e documental, que possibilitaram a reflexão sobre o conhecimento associado à temática, aproximando os pensamentos de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro com as discussões de Gramsci sobre hegemonia e intelectuais orgânicos. Nas considerações finais, aborda-se que tanto Anísio Teixeira como Darcy Ribeiro foram intelectuais orgânicos que influenciaram a implementação do I Programa Especial de Educação com ideias, proposições e práticas que eram balizadas em uma educação que favorecesse uma formação mais completa do ser humano.

Palabras clave : Anísio Teixeira; Darcy Ribeiro; Educação em tempo Integral; intelectuais Orgânicos; I Programa Especial de Educação.

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