SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Fuentes para la difusión de la didatica moderna en la enseñanza de la lengua portuguesa: los manuales de la escuela secundaria y la autoria de los maestros en los años de 11940 y 1950 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CATANI, Denice Barbara. A escrita da História da Educação: distâncias e proximidades na apropriação de fontes e métodos no caso das produções de Portugal, França, Espanha e Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.6-17. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-2.

O trabalho aqui apresentado retoma alguns dos resultados da investigação realizada sobre a produção de conhecimentos na área dos estudos educacionais e, em especial, sobre a produção dos estudos da história da educação no Brasil. Para tanto recorre à pesquisa dos processos que permitiram a construção e renovação de matrizes interpretativas a partir do exame da produção da área em países que sabidamente estabeleceram, nas últimas décadas, importantes relações acadêmicas com o nosso país, isto é França, Espanha e Portugal. Indicam-se, assim, as relações entre as transformações da escrita histórico educacional no Brasil e nos países citados atentando especialmente para as apropriações decorrentes de intercâmbios, deslocamentos e viagens dos conhecimentos em perspectiva comparada.

Palabras clave : Produção Histórico-Educacional; Estudos Sócio-Histórico-Comparados; Escrita da História da Educação.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )