SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La escritura de la historia de la educación: distancias y proximidades en la apropiación de fuentes y métodos em los casos de producciones de Portugal, Francia, España y Brasil.A legislación como fuente para la historia de la instrucción primaria maranhense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Fontes para a difusão da didática moderna no ensino da Língua Portuguesa: os manuais do Ensino Ginasial e a autoria docente nas décadas de 1940 e 1950. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.18-29. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-3.

A pesquisa mobilizou como fontes prioritárias os manuais de língua portuguesa para as séries ginasiais, editados nas décadas de 1940 e 1950, de autoria de professores paulistas, que pregava o aprendizado da gramática a partir de textos literários. A coleção “Páginas Floridas”, de Francisco Silveira Bueno, editada pela Livraria Acadêmica, Saraiva e Cia e a “Coleção Didática do Brasil - Série Ginasial- Português”, assinada por Aída Costa foram selecionadas como exemplares representativos de compreensão da circulação de novos padrões didáticos por professores-autores que ocuparam posições relevantes no campo educacional paulista e mobilizaram diferentes estratégias. A pretensão do estudo foi contribuir com a História da Profissão Docente, e com a História das Disciplinas Escolares ao desvendar a trajetória dos referidos autores, que difundiram o ensino de português e literatura, a partir de coleções, que tiveram circulação nacional.

Palabras clave : Ensino Ginasial; História da Profissão Docente; Manuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )