SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Fuentes para la difusión de la didatica moderna en la enseñanza de la lengua portuguesa: los manuales de la escuela secundaria y la autoria de los maestros en los años de 11940 y 1950La investigación portuguesa en el campo de la historia de las materias escolares: el ejemplo de las tesis doctorales (2005-2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CASTRO, Cesar Augusto. A legislação como fonte para a história da instrução primária maranhense. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.30-44. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-4.

A legislação educacional constitui-se em uma importante ferramenta de investigação do campo da história da educação por possibilitar uma ampla e fértil compreensão do movimento educativo em determinado tempo e lugar. Neste artigo busca-se entender o uso dessa fonte como recurso para a pesquisa sobre a instrução primária maranhense nas últimas décadas do período imperial e início do Período Republicano. Discute-se o processo econômico, político, social que contribuíram para a criação e expansão das instituições escolares e as várias reformas educativas que objetivaram o desenvolvimento do Maranhão por meio da instrução. Conclui-se que a legislação reproduz o desejo dos dirigentes em inserir na Província ou no Estado as ideias de progresso e de modernidade educativas em vigência no Brasil.

Palabras clave : Instrução Pública; Legislação Educacional; Estado do Maranhão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )