SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The brazilian educational legislation as source to the history of primary instruction in the state of MaranhãoTeaching history of education in Brazil: research sources and methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PINTASSILGO, Joaquim  and  BEATO, Carlos. Balanço da produção recente no campo da história das disciplinas escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal, 2005-2015). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.45-63. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-5.

Pretendemos realizar um balanço da produção portuguesa recente em História da Educação, tomando como exemplo as teses de doutoramento passíveis de inserção no campo específico da história das disciplinas escolares. Selecionámos, para o efeito, o período delimitado pelos anos de 2005 e 2015. A história das disciplinas escolares é um campo consolidado no interior da investigação histórico-educativa, o qual possui uma fundamentação teórica sólida, um conjunto diversificado de fontes e uma certa tradição de pesquisa, no que se refere aos procedimentos metodológicos e à utensilagem conceptual. Num campo que atingiu uma certa estabilidade, e que podia correr algum risco de estagnação, procuraremos identificar os desafios que lhe estão a ser lançados, as abordagens que o procuram renovar e as tendências que se abrem à investigação futura, assumindo a especificidade mas também a exemplaridade de que se reveste este campo particular no conjunto da pesquisa em História da Educação.

Keywords : História da Educação; História das Disciplinas Escolares; Balanço da Produção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )