SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A legislación como fuente para la historia de la instrucción primaria maranhenseLa enseñanza de historia de la educación en Brasil: fuentes y métodos de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PINTASSILGO, Joaquim  y  BEATO, Carlos. Balanço da produção recente no campo da história das disciplinas escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal, 2005-2015). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.45-63. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-5.

Pretendemos realizar um balanço da produção portuguesa recente em História da Educação, tomando como exemplo as teses de doutoramento passíveis de inserção no campo específico da história das disciplinas escolares. Selecionámos, para o efeito, o período delimitado pelos anos de 2005 e 2015. A história das disciplinas escolares é um campo consolidado no interior da investigação histórico-educativa, o qual possui uma fundamentação teórica sólida, um conjunto diversificado de fontes e uma certa tradição de pesquisa, no que se refere aos procedimentos metodológicos e à utensilagem conceptual. Num campo que atingiu uma certa estabilidade, e que podia correr algum risco de estagnação, procuraremos identificar os desafios que lhe estão a ser lançados, as abordagens que o procuram renovar e as tendências que se abrem à investigação futura, assumindo a especificidade mas também a exemplaridade de que se reveste este campo particular no conjunto da pesquisa em História da Educação.

Palabras clave : História da Educação; História das Disciplinas Escolares; Balanço da Produção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )