SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Balanço da produção recente no campo da história das disciplinas escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal, 2005-2015)O exercício docente universitário na disciplina “História da Educação” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GATTI JUNIOR, Décio. O ensino de história da educação no Brasil: fontes e métodos de pesquisa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.64-88. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-6.

Reflexão teórica e metodológica realizada a partir de experiência de investigação sobre o percurso disciplinar da História da Educação na escola secundária e superior brasileiras. De um lado, no que se refere ao exame das finalidades ideais, as fontes de investigação incluíram: as ideias educacionais veiculadas em livros, jornais e revistas; as legislações de ensino; as notícias veiculadas pela imprensa de modo geral e a pedagógica de modo particular; os programas de ensino; os manuais; etc. De outro lado, no que se refere à realidade pedagógica, as fontes incluíram: cadernos de alunos, provas escolares, iconografia, imprensa escolar; depoimentos orais; etc. A experiência de investigação comportou, primeiramente, o levantamento minucioso dos programas e dos manuais de História da Educação em circulação no Brasil desde o início da vigência da disciplina, a partir dos quais, foi possível desenvolver uma série de esforços de interpretação sobre o conteúdo definido para disseminação na disciplina. Ao lado deste esforço, outro, de maior envergadura, que se refere ao exame das práticas de ensino da disciplina História da Educação em instituições escolares específicas. As conclusões das investigações realizadas indicam o papel central de programas e manuais na formatação das finalidades ideais da disciplina História da Educação, todavia, com baixo nível de correspondência entre os objetivos fixados e a realidade pedagógica da disciplina.

Palavras-chave : Ensino; História da Educação; Práticas Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )