SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1University teaching practice in the discipline “History of Education”An area of tensions: the history of EJA to PROEJA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Carla Cristina Jacinto da  and  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. História da educação de adolescentes e adultos: campanhas de alfabetização, escolas noturnas e representações do analfabeto e de analfabetismo em Uberlândia-MG (1947-1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.103-124. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-8.

O objetivo desta pesquisa foi apreender a história da educação de adolescentes e adultos no município de Uberlândia-MG no período de 1947 - 1963, quando foi deflagrada e implantada a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) em todo território nacional. Discutimos a trajetória da CEAA, as características das escolas noturnas da cidade e as representações construídas e divulgadas pela imprensa sobre os sujeitos analfabetos e o analfabetismo. Consultamos jornais, diários de classe, livros de matrículas, atas de reuniões das escolas noturnas e livro de ponto dos professores. A CEAA produziu representações depreciativas do analfabeto; os jornais, por sua vez, enfatizaram essas representações e as incrementaram, visto que eram utilizados como estratégia para se conseguir voluntários e comover empresas e instituições para atuar no que seria “a salvação nacional”. Para além dessas representações, o desprestígio dos sujeitos analfabetos se expressava também na precariedade das escolas noturnas que os atendiam.

Keywords : Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos; Analfabeto; Escolas Noturnas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )