SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O exercicio docente universitario na materia “Historia da Educación”Una arena de tensiones: la historia de la EJA al PROEJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Carla Cristina Jacinto da  y  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. História da educação de adolescentes e adultos: campanhas de alfabetização, escolas noturnas e representações do analfabeto e de analfabetismo em Uberlândia-MG (1947-1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.103-124. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-8.

O objetivo desta pesquisa foi apreender a história da educação de adolescentes e adultos no município de Uberlândia-MG no período de 1947 - 1963, quando foi deflagrada e implantada a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) em todo território nacional. Discutimos a trajetória da CEAA, as características das escolas noturnas da cidade e as representações construídas e divulgadas pela imprensa sobre os sujeitos analfabetos e o analfabetismo. Consultamos jornais, diários de classe, livros de matrículas, atas de reuniões das escolas noturnas e livro de ponto dos professores. A CEAA produziu representações depreciativas do analfabeto; os jornais, por sua vez, enfatizaram essas representações e as incrementaram, visto que eram utilizados como estratégia para se conseguir voluntários e comover empresas e instituições para atuar no que seria “a salvação nacional”. Para além dessas representações, o desprestígio dos sujeitos analfabetos se expressava também na precariedade das escolas noturnas que os atendiam.

Palabras clave : Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos; Analfabeto; Escolas Noturnas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )