SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1History of education of adolescents and adults: literacy campaigns, night schools and representations of illiterate and illiteracy in Uberlandia-MG (1947-1963).The ethical, political and historical education: possibilities of teacher's formation comprehension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

POUBEL, Clarissa Menezes de Souza; PINHO, Leandro Garcia  and  CARMO, Gerson Tavares do. Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.125-140. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-9.

Este texto tem por objetivo apresentar reflexões a respeito da trajetória das políticas educacionais para jovens e adultos ao longo da história da educação no Brasil até o seu encontro com a educação profissional, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Assim, narra-se numa perspectiva crítica vários acontecimentos e momentos importantes à efetivação da Educação de Jovens e Adultos como Modalidade de Ensino, o que ocorreu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9394/96, bem como a integração dessa Modalidade de Ensino com a Educação Profissional, através do Decreto n°5.478/2005, substituído após um ano pelo Decreto nº 5.840/2006, que instituiu o PROEJA.

Keywords : Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; PROEJA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )