SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Historia de la educación de adolescentes y adultos: campañas de alfabetización, escuelas nocturnas y representaciones del analfabeto y del analfabetismo en Uberlândia-MG (1947-1963)La educación política, ética e histórica: posibilidades de comprensión de formación de profesores. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

POUBEL, Clarissa Menezes de Souza; PINHO, Leandro Garcia  y  CARMO, Gerson Tavares do. Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.125-140. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-9.

Este texto tem por objetivo apresentar reflexões a respeito da trajetória das políticas educacionais para jovens e adultos ao longo da história da educação no Brasil até o seu encontro com a educação profissional, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Assim, narra-se numa perspectiva crítica vários acontecimentos e momentos importantes à efetivação da Educação de Jovens e Adultos como Modalidade de Ensino, o que ocorreu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9394/96, bem como a integração dessa Modalidade de Ensino com a Educação Profissional, através do Decreto n°5.478/2005, substituído após um ano pelo Decreto nº 5.840/2006, que instituiu o PROEJA.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; PROEJA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )