SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1An area of tensions: the history of EJA to PROEJA“If for a moment neglect, if for a moment your son helplessness, may be lost forever”: surveillance and punishment in a social behavior treated portuguese eighteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VIEIRA, Daniella Ribeiro do Vale da Silva; SIQUELLI, Sônia Aparecida  and  QUILLICI NETO, Armindo. A educação política, ética e histórica: possibilidades de compreensão da formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.141-154. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-10.

A formação do professor no Brasil é sempre alvo de discussões, que historicamente data da segunda metade do século XIX, com os primeiros cursos de formação de professores, corroborando com a forma com que se apresenta a preocupação constante em relação ao conhecimento adquirido e a pouca atenção à formação ética e política do docente. O objetivo desse artigo foi compreender, sob o olhar de categorias de Arendt (1989, 1993, 2000, 2014), através de uma análise qualitativa, o conceito e papel do professor diante da constituição histórica do professor e o retorno à tradição para o enfretamento de uma possível crise na formação ética e política. Além de analisar o problema da formação docente, trouxe como resultado uma reflexão histórico-filosófica sobre as circunstâncias em que se encontram a formação dos educadores e as consequências prováveis que conduzem ao empobrecimento dos saberes essencial da formação ética e política.

Keywords : Formação Docente; Ética; Formação Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )