SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Una arena de tensiones: la historia de la EJA al PROEJA“Si un instante vos descuidáis, si un instante desamparáis vuestro hijo, talvez para siempre permanezca perdido”: vigilancia y castigo en un manual de comportamiento social portuguesa del siglo XVIII índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VIEIRA, Daniella Ribeiro do Vale da Silva; SIQUELLI, Sônia Aparecida  y  QUILLICI NETO, Armindo. A educação política, ética e histórica: possibilidades de compreensão da formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.141-154. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-10.

A formação do professor no Brasil é sempre alvo de discussões, que historicamente data da segunda metade do século XIX, com os primeiros cursos de formação de professores, corroborando com a forma com que se apresenta a preocupação constante em relação ao conhecimento adquirido e a pouca atenção à formação ética e política do docente. O objetivo desse artigo foi compreender, sob o olhar de categorias de Arendt (1989, 1993, 2000, 2014), através de uma análise qualitativa, o conceito e papel do professor diante da constituição histórica do professor e o retorno à tradição para o enfretamento de uma possível crise na formação ética e política. Além de analisar o problema da formação docente, trouxe como resultado uma reflexão histórico-filosófica sobre as circunstâncias em que se encontram a formação dos educadores e as consequências prováveis que conduzem ao empobrecimento dos saberes essencial da formação ética e política.

Palabras clave : Formação Docente; Ética; Formação Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )