SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA“Se hum instante vos descuidais, se hum instante desamparais vosso filho, talvez que para sempre fique perdido”: vigilância e punição em um manual de comportamento social português do século XVIII índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VIEIRA, Daniella Ribeiro do Vale da Silva; SIQUELLI, Sônia Aparecida  e  QUILLICI NETO, Armindo. A educação política, ética e histórica: possibilidades de compreensão da formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.141-154. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-10.

A formação do professor no Brasil é sempre alvo de discussões, que historicamente data da segunda metade do século XIX, com os primeiros cursos de formação de professores, corroborando com a forma com que se apresenta a preocupação constante em relação ao conhecimento adquirido e a pouca atenção à formação ética e política do docente. O objetivo desse artigo foi compreender, sob o olhar de categorias de Arendt (1989, 1993, 2000, 2014), através de uma análise qualitativa, o conceito e papel do professor diante da constituição histórica do professor e o retorno à tradição para o enfretamento de uma possível crise na formação ética e política. Além de analisar o problema da formação docente, trouxe como resultado uma reflexão histórico-filosófica sobre as circunstâncias em que se encontram a formação dos educadores e as consequências prováveis que conduzem ao empobrecimento dos saberes essencial da formação ética e política.

Palavras-chave : Formação Docente; Ética; Formação Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )