SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La educación política, ética e histórica: posibilidades de comprensión de formación de profesores.Alteraciones en las estructuras de gestión, mantenimiento de malos resultados: fases de la Educación Básica en Nigeria entre 1914 y 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

RIPE, Fernando. “Se hum instante vos descuidais, se hum instante desamparais vosso filho, talvez que para sempre fique perdido”: vigilância e punição em um manual de comportamento social português do século XVIII. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.155-179. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-11.

Neste artigo pretende-se, a partir das categorias conceituais vigilância e punição, analisar as estratégias que orientavam o processo de constituição dos modos específicos de ser sujeito masculino infantil, no contexto luso setecentista, prescritas na obra A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até á adolescencia (1767), de autoria de D. Joanna Rousseau de Villeneuve. Esta obra está enquadrada na categoria literária conhecida como Literatura de Comportamento Social, publicada crescentemente em Portugal, no século XVIII. Tratavam-se de manuais pedagógicos, de bom comportamento e de virtudes, geralmente baseados na moral cristã-católica, que se caracterizavam por recomendar e prescrever determinadas normas de comportamento social e ensinamentos morais.

Palabras clave : Literatura de Comportamento Social; Vigilância; Punição; Moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )