SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A educação política, ética e histórica: possibilidades de compreensão da formação de professoresAlterações nas estruturas de gestão, manutenção de resultados ruins: fases da Educação Básica na Nigéria entre 1914 e 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

RIPE, Fernando. “Se hum instante vos descuidais, se hum instante desamparais vosso filho, talvez que para sempre fique perdido”: vigilância e punição em um manual de comportamento social português do século XVIII. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.155-179. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-11.

Neste artigo pretende-se, a partir das categorias conceituais vigilância e punição, analisar as estratégias que orientavam o processo de constituição dos modos específicos de ser sujeito masculino infantil, no contexto luso setecentista, prescritas na obra A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até á adolescencia (1767), de autoria de D. Joanna Rousseau de Villeneuve. Esta obra está enquadrada na categoria literária conhecida como Literatura de Comportamento Social, publicada crescentemente em Portugal, no século XVIII. Tratavam-se de manuais pedagógicos, de bom comportamento e de virtudes, geralmente baseados na moral cristã-católica, que se caracterizavam por recomendar e prescrever determinadas normas de comportamento social e ensinamentos morais.

Palavras-chave : Literatura de Comportamento Social; Vigilância; Punição; Moral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )