SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Changing bodies, degenerating output: phases of Basic Education in Nigeria from 1914 to 2014Conditions of the role of Society of Jesus in training school of the Republic of elites in Brazil (1891-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CAICEO ESCUDERO, Jaime. A educação pública no Chile, a partir dos Prêmios Nacionais Laicos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.196-208. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-13.

A educação pública inicia-se no Chile praticamente com a República, no século XIX. Naquela época cunhou-se o conceito de Estado educador -defendido pelos expoentes da educação pública-, o qual tinha como contrapartida a liberdade de ensino pela parte dos setores ligados à Igreja Católica. O século XX começa com a influência da Escola Nova no país, especialmente do pensamento de Dewey, que vem ao pais pela intervenção do representante laico, Dario Salas. O objeto deste artigo, de caráter histórico, é assinalar o pensamento laico presente nos Prêmios Nacionais de Educação e relacioná-los com a pedagogia de Dewey; entre eles se encontram Roberto Munizaga (1979), Luis Gómez Catalán (1983), Marino Pizarro Pizarro (1987), Francisco Hernán Vera Lamperein (2001) e Héctor Fernando Gutiérrez Muñoz (2005). Eles são importantes exponentes da educação pública da segunda metade do século passado no pais.

Keywords : Educação Laica; Prêmios Nacionais; Pedagogia de Dewey.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )