SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Alteraciones en las estructuras de gestión, mantenimiento de malos resultados: fases de la Educación Básica en Nigeria entre 1914 y 2012Condicionantes de la actuación de la Compañía de Jesús en la formación escolar de las elites de la Republica en Brasil (1891-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CAICEO ESCUDERO, Jaime. A educação pública no Chile, a partir dos Prêmios Nacionais Laicos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.196-208. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-13.

A educação pública inicia-se no Chile praticamente com a República, no século XIX. Naquela época cunhou-se o conceito de Estado educador -defendido pelos expoentes da educação pública-, o qual tinha como contrapartida a liberdade de ensino pela parte dos setores ligados à Igreja Católica. O século XX começa com a influência da Escola Nova no país, especialmente do pensamento de Dewey, que vem ao pais pela intervenção do representante laico, Dario Salas. O objeto deste artigo, de caráter histórico, é assinalar o pensamento laico presente nos Prêmios Nacionais de Educação e relacioná-los com a pedagogia de Dewey; entre eles se encontram Roberto Munizaga (1979), Luis Gómez Catalán (1983), Marino Pizarro Pizarro (1987), Francisco Hernán Vera Lamperein (2001) e Héctor Fernando Gutiérrez Muñoz (2005). Eles são importantes exponentes da educação pública da segunda metade do século passado no pais.

Palabras clave : Educação Laica; Prêmios Nacionais; Pedagogia de Dewey.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )