SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La Educación Pública en Chile, a partir de los Premios Nacionales LaicosEnseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda Lodi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MONTEIRO, Lorena Madruga. Condicionantes da atuação da Companhia de Jesus na formação escolar das elites da República no Brasil (1891-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.209-234. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-14.

A Companhia de Jesus é lembrada, tanto em análises históricas, quanto no imaginário popular, pela sua atuação missionária e educativa durante o período colonial no Brasil. No entanto, poucos estudos dedicaram-se a analisar sua atuação após sua volta ao País. Este é o objetivo deste estudo - destacar a relação dos Jesuítas com a formação escolar das elites no período republicano. Nesse sentido analisou-se, os condicionantes do reingresso da Companhia de Jesus ao Brasil, a implantação dos seus educandários e as diretrizes pedagógicas que difundiram com base no Ratium Studiorum o que produziu grupos homogêneos e distintos socialmente. Demonstra-se, neste sentido, que os jesuítas buscaram formar escolarmente as elites da República no Brasil.

Palabras clave : Companhia de Jesus; Formação Escolar das Elites; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )