SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A educação pública no Chile, a partir dos Prêmios Nacionais LaicosEnsinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MONTEIRO, Lorena Madruga. Condicionantes da atuação da Companhia de Jesus na formação escolar das elites da República no Brasil (1891-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.209-234. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-14.

A Companhia de Jesus é lembrada, tanto em análises históricas, quanto no imaginário popular, pela sua atuação missionária e educativa durante o período colonial no Brasil. No entanto, poucos estudos dedicaram-se a analisar sua atuação após sua volta ao País. Este é o objetivo deste estudo - destacar a relação dos Jesuítas com a formação escolar das elites no período republicano. Nesse sentido analisou-se, os condicionantes do reingresso da Companhia de Jesus ao Brasil, a implantação dos seus educandários e as diretrizes pedagógicas que difundiram com base no Ratium Studiorum o que produziu grupos homogêneos e distintos socialmente. Demonstra-se, neste sentido, que os jesuítas buscaram formar escolarmente as elites da República no Brasil.

Palavras-chave : Companhia de Jesus; Formação Escolar das Elites; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )