SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Condicionantes da atuação da Companhia de Jesus na formação escolar das elites da República no Brasil (1891-1930)O livro do professor “Didáctica das Lições do 1.º ano do Ensino Primário Rural” em Angola nos anos 60: descrição geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GOMES, Maria Laura Magalhães  e  REIS, Diogo Alves de Faria. Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.235-257. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-15.

O artigo apresenta nossas interpretações sobre práticas educativas desenvolvidas na formação de docentes para os anos iniciais da educação escolar, no que se refere à Matemática, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). A análise realizada mostra que as concepções e práticas de Alda Lodi oscilaram entre o inovador e o tradicional no que concerne ao ensino da metodologia da aritmética para as professoras primárias, na Escola de Aperfeiçoamento e no curso de Administração Escolar. Na complexa combinação de elementos escolanovistas e tradicionais que Alda Lodi usou para conduzir a formação docente, assume papel relevante o fato de ter sido católica fervorosa e ter exercido sua atuação numa sociedade conservadora na qual o catolicismo era forte e poderoso.

Palavras-chave : História da Educação Matemática no Brasil; Escola Nova; Alda Lodi; Metodologia da Aritmética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )