SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Libro del profesor: "Didáctica de las Lecciones del primer año de enseñanza primaria rural" en Angola en los años 60: descripción general índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961): currículo e formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.286-304. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-V16n1-2017-17.

O ensino de História no Brasil e sua História enquanto disciplina escolar encontram lugar consolidado na literatura educacional e historiográfica. No entanto, é recente a atenção concedida a sua constituição nas universidades, cujo enfoque reside no processo de institucionalização dos cursos de História nas décadas de 1930 e 1940. Os anos que antecederam ao golpe civil-militar de 1964 se caracterizaram por amplas discussões em relação às mudanças necessárias nos cursos então vigentes. Analisamos o lugar reservado a formação do professor nas discussões realizadas no Primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961) e a configuração dos cursos de História na primeira metade da década de 1960. A análise dos Anais permite observar que uma série de disputas políticas e historiográficas caracterizaram o Primeiro Simpósio e que os cursos de História estavam em pleno processo de discussão sobre diferentes modelos de formação.

Palabras clave : Formação do Professor; Cursos de História; Ensino Superior; APUH.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )