SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Formación de brazos para trabajar en los cultivos durante la Primera República brasileña: “Aprendizado Agrícola Borges Sampaio, Uberaba, MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LIMA, Ana Laura Godinho. É preciso adaptar o ensino às características do aluno: análise histórica de um enunciado. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.311-333. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-1.

O artigo efetua uma análise do enunciado segundo o qual é preciso adaptar o ensino às características dos alunos. Essa afirmação expressa um consenso no campo educacional e é recorrente nos discursos da psicologia difundidos nas escolas normais e cursos superiores de educação desde o início do século XX. O trabalho baseia-se no exame de 24 manuais de psicologia para a formação docente publicados no Brasil entre 1900 e 2014. Recorre à perspectiva foucaultiana de análise do discurso e às produções de Nikolas Rose sobre as relações entre a psicologia e a administração social. A análise evidencia que o enunciado em questão associa-se à pressuposição da desigualdade das inteligências e à convicção de que o governo deve basear-se no conhecimento científico da natureza humana.

Palabras clave : Psicologia e Educação; Formação de Professores; Ensino de Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )