SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o “Aprendizado Agrícola Borges Sampaio” em Uberaba/MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

LIMA, Ana Laura Godinho. É preciso adaptar o ensino às características do aluno: análise histórica de um enunciado. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.311-333. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-1.

O artigo efetua uma análise do enunciado segundo o qual é preciso adaptar o ensino às características dos alunos. Essa afirmação expressa um consenso no campo educacional e é recorrente nos discursos da psicologia difundidos nas escolas normais e cursos superiores de educação desde o início do século XX. O trabalho baseia-se no exame de 24 manuais de psicologia para a formação docente publicados no Brasil entre 1900 e 2014. Recorre à perspectiva foucaultiana de análise do discurso e às produções de Nikolas Rose sobre as relações entre a psicologia e a administração social. A análise evidencia que o enunciado em questão associa-se à pressuposição da desigualdade das inteligências e à convicção de que o governo deve basear-se no conhecimento científico da natureza humana.

Palavras-chave : Psicologia e Educação; Formação de Professores; Ensino de Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )