SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2"Teaching must be adapted to the charactristics of the student: historical analysis of a statement"Perspectives on intellectual mobility: the confluence between Brazil and Argentina in Luis Reissig's education project (1940-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; SOUZA, Marilsa Aparecida Alberto Assis  and  ARAUJO, Jose Carlos Souza. Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o “Aprendizado Agrícola Borges Sampaio” em Uberaba/MG. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.334-347. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-2.

Este artigo refere-se ao Aprendizado Agrícola Borges Sampaio, instituição de ensino técnico que preparava trabalhadores para as lavouras, criada em Uberaba (MG), em 1916. Foram levantados alguns aspectos da história da instituição, tendo como referência as políticas públicas direcionadas a esta modalidade de ensino. As fontes utilizadas foram as mensagens dos presidentes do estado e uma notícia veiculada na imprensa local. A partir da coleta, análise e interpretação dessas fontes, estabeleceu-se o diálogo entre a realidade local com espaços e temporalidades mais amplos. Embora tendo como objeto uma instituição específica, este trabalho pretende dialogar com outras pesquisas que abordam temática semelhante, contribuindo para a construção da história do ensino profissional em Minas Gerais.

Keywords : Aprendizado Agrícola Borges Sampaio; Profissionalização; Minas Gerais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )