SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2"La ensenãnza debe adaptar-se a las características del alumno: análisis histórico de un enunciado"Perspectivas de movilidad intelectual: la confluencia de Brasil y Argentina en el proyecto de educación de Luis Reissig (1940-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; SOUZA, Marilsa Aparecida Alberto Assis  y  ARAUJO, Jose Carlos Souza. Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o “Aprendizado Agrícola Borges Sampaio” em Uberaba/MG. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.334-347. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-2.

Este artigo refere-se ao Aprendizado Agrícola Borges Sampaio, instituição de ensino técnico que preparava trabalhadores para as lavouras, criada em Uberaba (MG), em 1916. Foram levantados alguns aspectos da história da instituição, tendo como referência as políticas públicas direcionadas a esta modalidade de ensino. As fontes utilizadas foram as mensagens dos presidentes do estado e uma notícia veiculada na imprensa local. A partir da coleta, análise e interpretação dessas fontes, estabeleceu-se o diálogo entre a realidade local com espaços e temporalidades mais amplos. Embora tendo como objeto uma instituição específica, este trabalho pretende dialogar com outras pesquisas que abordam temática semelhante, contribuindo para a construção da história do ensino profissional em Minas Gerais.

Palabras clave : Aprendizado Agrícola Borges Sampaio; Profissionalização; Minas Gerais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )