SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2É preciso adaptar o ensino às características do aluno: análise histórica de um enunciadoPerspectivas de mobilidade intelectual: a confluência entre Brasil e Argentina no projeto de educação de Luis Reissig (1940-1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; SOUZA, Marilsa Aparecida Alberto Assis  e  ARAUJO, Jose Carlos Souza. Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o “Aprendizado Agrícola Borges Sampaio” em Uberaba/MG. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.334-347. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-2.

Este artigo refere-se ao Aprendizado Agrícola Borges Sampaio, instituição de ensino técnico que preparava trabalhadores para as lavouras, criada em Uberaba (MG), em 1916. Foram levantados alguns aspectos da história da instituição, tendo como referência as políticas públicas direcionadas a esta modalidade de ensino. As fontes utilizadas foram as mensagens dos presidentes do estado e uma notícia veiculada na imprensa local. A partir da coleta, análise e interpretação dessas fontes, estabeleceu-se o diálogo entre a realidade local com espaços e temporalidades mais amplos. Embora tendo como objeto uma instituição específica, este trabalho pretende dialogar com outras pesquisas que abordam temática semelhante, contribuindo para a construção da história do ensino profissional em Minas Gerais.

Palavras-chave : Aprendizado Agrícola Borges Sampaio; Profissionalização; Minas Gerais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )