SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o “Aprendizado Agrícola Borges Sampaio” em Uberaba/MGA afirmação da inspeção escolar no quadro da Reforma de António Rodrigues Sampaio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CHAVES, Bráulio Silva. Perspectivas de mobilidade intelectual: a confluência entre Brasil e Argentina no projeto de educação de Luis Reissig (1940-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.348-373. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-3.

O trabalho analisa as confluências intelectuais entre o Brasil e a Argentina, por meio da trajetória de Luis Reissig (1897-1972). A investigação concerne às aproximações dos chamados escolanovistas e seu projeto reformista da educação com as ideias de Reissig, intelectual argentino que enfatiza o caráter revolucionário da educação quando pensada a partir da técnica e a necessidade de uma educação popular que considere a relação entre homem e o meio como condição indispensável do desenvolvimento, na chamada “era da tecnologia”. A História Intelectual é utilizada como aporte teórico para uma reflexão sobre as mediações estabelecidas e que emanam das fontes históricas, como o Manifesto dos educadores: Mais uma Vez Convocados, de 1959; de algumas obras de Reissig e de correspondências entre o educador argentino e os círculos intelectuais brasileiros, que dão a tônica de uma efervescente mobilidade intelectual em torno de um projeto de desenvolvimento do Brasil e da América Latina.

Palavras-chave : Luis Reissig; Escola Nova; Ensino Técnico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )