SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Perspectives on intellectual mobility: the confluence between Brazil and Argentina in Luis Reissig's education project (1940-1960)Internalization of the University Education from Paraná: politics of expansion or real submission to the designs of international capital? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Carlos Manique da. A afirmação da inspeção escolar no quadro da Reforma de António Rodrigues Sampaio. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.374-386. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-4.

O objetivo do artigo é o de perceber de que forma, no decurso da segunda metade do século XIX, o aparelho estatal se aperfeiçoa no sentido de dotar as escolas de instrumentos pedagógicos comuns. Para o efeito, analisa-se a intervenção do primeiro serviço permanente de inspeção escolar criado em Portugal, no quadro da Reforma da instrução primária de António Rodrigues Sampaio (Lei de 2/5/1878), de matriz descentralizadora. O pressuposto de partida é o de que os serviços de inspeção se inscrevem numa lógica de controlo do Estado sobre os professores, associada à tentativa de criar uma estandardização pedagógica. Não obstante o reforço da inspeção no controlo externo da citada Reforma, a verdade é que a paisagem pedagógica permanece largamente inalterada; uma situação que só se modificará com a progressiva integração no sistema de professores formados nas escolas normais.

Keywords : Inspeção Escolar; Reforma de António Rodrigues Sampaio; Descentralização do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )