SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Perspectivas de movilidad intelectual: la confluencia de Brasil y Argentina en el proyecto de educación de Luis Reissig (1940-1960)Interiorización de la educación universitaria paranaense: política de expansión o real sumisión a los designios del capital internacional? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Carlos Manique da. A afirmação da inspeção escolar no quadro da Reforma de António Rodrigues Sampaio. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.374-386. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-4.

O objetivo do artigo é o de perceber de que forma, no decurso da segunda metade do século XIX, o aparelho estatal se aperfeiçoa no sentido de dotar as escolas de instrumentos pedagógicos comuns. Para o efeito, analisa-se a intervenção do primeiro serviço permanente de inspeção escolar criado em Portugal, no quadro da Reforma da instrução primária de António Rodrigues Sampaio (Lei de 2/5/1878), de matriz descentralizadora. O pressuposto de partida é o de que os serviços de inspeção se inscrevem numa lógica de controlo do Estado sobre os professores, associada à tentativa de criar uma estandardização pedagógica. Não obstante o reforço da inspeção no controlo externo da citada Reforma, a verdade é que a paisagem pedagógica permanece largamente inalterada; uma situação que só se modificará com a progressiva integração no sistema de professores formados nas escolas normais.

Palabras clave : Inspeção Escolar; Reforma de António Rodrigues Sampaio; Descentralização do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )