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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SANTOS, Emanuel José Maroco dos. A formação ético-normativa da pessoa como telos educativo da paideia de Miguel de Unamuno. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.408-433. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-6.

No presente artigo, que procurará establecer os fundamentos filosóficos da paideia unamuniana, determinaremos os postulados antropológico-educativos que Unamuno propôs à comunidade académica espanhola de finais do século XIX e princípios do XX e que, todavia, hoje merecem ser estudados pelo seu carácter perene e pelas suas implicações antropológicas. Interessar-nos-á analisar a sua defesa do aperfeiçoamento ético-normativo da pessoa humana como telos pedagógico do ato educativo. Para isso, daremos especial atenção às suas propostas de desenvolvimento das faculdades humanas do sentimento, da vontade e da imaginação assim como ao seu desejo educativo de desenvolvimento das varias dimensões da natureza humana, dentro das quais se destacam: a individual, a social, a política, a ética, a estética e a religiosa.

Palavras-chave : Pessoa; Imaginação; Sentimento e Vontade.

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