SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The ethical-normative education of persons as the educational telos of Miguel de Unamuno’s paideiaEducation, gender and hygiene in Paraiba's commercials during the First Republic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VELOSO, Geisa Magela. Representações sobre o Canto e o Ensino da Música: entre a socialização, a arte e a interpretação do texto (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.434-450. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-7.

O artigo discute o ensino da música e dos cantos escolares em Montes Claros e região norte mineira, conferindo visibilidade aos discursos e prescrições oficiais, apropriações e práticas produzidas pelas professoras nos cursos primário e normal. No período investigado, os cantos escolares e o ensino da música se associam aos esforços da escola para educar as novas gerações e produzir o novo cidadão, imerso no ambiente civilizado, que partilha uma nova sociabilidade e é capaz de conviver em grupo. Por uma abordagem pragmática e utilitária a letra da música também é tomada como recurso para o ensino da leitura e da interpretação.

Keywords : Ensino da Música; Canto; Interpretação de Texto; Socialização; Cantos Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )