SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2La formación ético-normativa de la persona como telos educativo de la paideia de Miguel de UnamunoEducación, género y higienismo en los anuncios publicitarios de Paraíba durante la Primera República índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VELOSO, Geisa Magela. Representações sobre o Canto e o Ensino da Música: entre a socialização, a arte e a interpretação do texto (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.434-450. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-7.

O artigo discute o ensino da música e dos cantos escolares em Montes Claros e região norte mineira, conferindo visibilidade aos discursos e prescrições oficiais, apropriações e práticas produzidas pelas professoras nos cursos primário e normal. No período investigado, os cantos escolares e o ensino da música se associam aos esforços da escola para educar as novas gerações e produzir o novo cidadão, imerso no ambiente civilizado, que partilha uma nova sociabilidade e é capaz de conviver em grupo. Por uma abordagem pragmática e utilitária a letra da música também é tomada como recurso para o ensino da leitura e da interpretação.

Palabras clave : Ensino da Música; Canto; Interpretação de Texto; Socialização; Cantos Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )