Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
VELOSO, Geisa Magela. Representações sobre o Canto e o Ensino da Música: entre a socialização, a arte e a interpretação do texto (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.434-450. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-7.
O artigo discute o ensino da música e dos cantos escolares em Montes Claros e região norte mineira, conferindo visibilidade aos discursos e prescrições oficiais, apropriações e práticas produzidas pelas professoras nos cursos primário e normal. No período investigado, os cantos escolares e o ensino da música se associam aos esforços da escola para educar as novas gerações e produzir o novo cidadão, imerso no ambiente civilizado, que partilha uma nova sociabilidade e é capaz de conviver em grupo. Por uma abordagem pragmática e utilitária a letra da música também é tomada como recurso para o ensino da leitura e da interpretação.
Palavras-chave : Ensino da Música; Canto; Interpretação de Texto; Socialização; Cantos Escolares.