SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A formação ético-normativa da pessoa como telos educativo da paideia de Miguel de UnamunoEducação, gênero e higienismo nos anúncios publicitários da Paraíba durante a Primeira República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VELOSO, Geisa Magela. Representações sobre o Canto e o Ensino da Música: entre a socialização, a arte e a interpretação do texto (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.434-450. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-7.

O artigo discute o ensino da música e dos cantos escolares em Montes Claros e região norte mineira, conferindo visibilidade aos discursos e prescrições oficiais, apropriações e práticas produzidas pelas professoras nos cursos primário e normal. No período investigado, os cantos escolares e o ensino da música se associam aos esforços da escola para educar as novas gerações e produzir o novo cidadão, imerso no ambiente civilizado, que partilha uma nova sociabilidade e é capaz de conviver em grupo. Por uma abordagem pragmática e utilitária a letra da música também é tomada como recurso para o ensino da leitura e da interpretação.

Palavras-chave : Ensino da Música; Canto; Interpretação de Texto; Socialização; Cantos Escolares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )