SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Sources for the History of Educational research institutions school Londrina (1936-2000)Madness, novelty and education in the political thought of Simón Rodríguez: a philosophical approach. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SOUZA, Maria Zélia Maia de. Demanda social por ensino e trabalho: a assistência pela profissionalização no Instituto Profissional João Alfredo (1910-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.502-524. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-11.

O objetivo do artigo é discutir a proposta de assistência pela profissionalização enquanto ação governamental do Distrito Federal no período compreendido entre os anos de 1910 a 1930. Indaga-se como se concretiza essa política pública no Instituto Profissional João Alfredo. Instituição de ensino profissionalizante cujos jovens matriculados deveriam ser comprovadamente desvalidos na faixa etária compreendida entre 12 e 15 anos de idade. Estes tiveram acesso a ensino e trabalho, em regime de internato, por um período que variou entre cinco e quatro anos. Observou-se que até 1916, atendendo a uma tradição das corporações de ofícios, dominou o ensino por oficinas com características mais artesanais. A partir desse ano, baseado no trabalho industrial, foi introduzido o ensino por seções. Portanto, redefinição dos objetivos e dos métodos dessa modalidade de ensino.

Keywords : Assistência; Jovens Desvalidos; Ensino Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )