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Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

DURAN, Maximiliano. Loucura, novidade e educação no pensamiento político de Simón Rodríguez: uma abordagem filosófica. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.525-538. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-12.

Este artigo objetiva refletir sobre a emergência de uma novidade na educação latino-americana do Século XIX, cujas consequências chegam até o presente. Para isso, o artigo apoia-se na personagem do pedagogo Simón Rodríguez. Especificamente em um dado problemático de sua biografia. Sua loucura. Os importantes trabalhos dedicados a obra do professor dividem-se entre afirmações vinculadas a loucura e a genialidade do autor. Este artigo analisa ambas perspectivas a luz da nosografia da época em relação a paranoia e toma uma posição a respeito do debate historiográfico apoiado nos documentos existentes. Sobre a base desta análise estuda-se a radicalidade e a originalidade da obra do professor e apontam-se as consequências atuais da mesma.

Palabras clave : Simón Rodríguez; Paranóia; Originalidade; Educação Popular; Cidadania.

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