SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Categoría etnia en la investigacion educativa brasileña: el estado de la técnica por medio de las revistas especializadasHojas amarillas y discursos de otro presente: un relato de investigación sobre el proyecto desarrollado en el Centro de Memoria de la Escuela de Educación Física y Deportes de la UFRJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha. Chartularium Portugalensis: reflexões sobre a universidade medieval no Século XIV e a a política. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.575-591. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-15.

Nosso propósito é examinar as relações entre a Universidade de Portugal, representada pelos seus mestres e alunos, e as autoridades reais no século XIV. O intuito é explicitar que, no reino português, esta instituição, ainda que fundada quase um século após as universidades de Paris, Bolonha e Oxford, obteve os mesmos privilégios que estas, pois tinha a mesma finalidade: promover o desenvolvimento do conhecimento e da ‘civilidade’ em Portugal. Para realizarmos esta análise utilizaremos quatro Cartas contidas na Chartularium Portugalensi, duas do rei D. Afonso IV (1291-1357) e duas de seu filho, o rei D. Pedro I (1320-1367). Nossas reflexões serão construídas considerando a história social e o conceito de memória como fundamentum para o estudo das cartas e da historiografia.

Palabras clave : Universidade Medieval Portuguesa; História da Educação; Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )