SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadasFolhas amareladas e discursos de outro presente: um relato de pesquisa sobre o projeto desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha. Chartularium Portugalensis: reflexões sobre a universidade medieval no Século XIV e a a política. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.575-591. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-15.

Nosso propósito é examinar as relações entre a Universidade de Portugal, representada pelos seus mestres e alunos, e as autoridades reais no século XIV. O intuito é explicitar que, no reino português, esta instituição, ainda que fundada quase um século após as universidades de Paris, Bolonha e Oxford, obteve os mesmos privilégios que estas, pois tinha a mesma finalidade: promover o desenvolvimento do conhecimento e da ‘civilidade’ em Portugal. Para realizarmos esta análise utilizaremos quatro Cartas contidas na Chartularium Portugalensi, duas do rei D. Afonso IV (1291-1357) e duas de seu filho, o rei D. Pedro I (1320-1367). Nossas reflexões serão construídas considerando a história social e o conceito de memória como fundamentum para o estudo das cartas e da historiografia.

Palavras-chave : Universidade Medieval Portuguesa; História da Educação; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )