SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3History of Mathematics Education: backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.610-618. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-3.

O artigo analisa as possibilidades de criação do campo de pesquisas História da Educação Matemática. Para tal propósito, aborda, inicialmente, os processos que dão origem à criação de novos campos disciplinares. Em seguida, avalia o movimento das pesquisas sobre história da educação matemática buscando verificar os limites e possibilidades que estão dados para a criação de um novo campo, abarcando tal temática. Por fim, analisa processos de internacionalização da pesquisa em história da educação matemática e o seu papel da constituição do novo campo disciplinar. Como resultado do estudo conclui-se que o processo de internacionalização das pesquisas de um campo científico propicia a concentração temática e tal possibilidade mostra-se importante para o debate e refinamento dos problemas originais que justificam a própria existência desse campo. Tal processo está em marcha para a História da Educação Matemática.

Keywords : História da Educação Matemática; Disciplina; Matemática; Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )