SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Historia de la Educación Matemática: institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.610-618. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-3.

O artigo analisa as possibilidades de criação do campo de pesquisas História da Educação Matemática. Para tal propósito, aborda, inicialmente, os processos que dão origem à criação de novos campos disciplinares. Em seguida, avalia o movimento das pesquisas sobre história da educação matemática buscando verificar os limites e possibilidades que estão dados para a criação de um novo campo, abarcando tal temática. Por fim, analisa processos de internacionalização da pesquisa em história da educação matemática e o seu papel da constituição do novo campo disciplinar. Como resultado do estudo conclui-se que o processo de internacionalização das pesquisas de um campo científico propicia a concentração temática e tal possibilidade mostra-se importante para o debate e refinamento dos problemas originais que justificam a própria existência desse campo. Tal processo está em marcha para a História da Educação Matemática.

Palabras clave : História da Educação Matemática; Disciplina; Matemática; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )