SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3La internacionalización de la investigación en Historia de la Educación Matemática movimientos de creación de un nuevo campo disciplinarioLa emergencia de la disciplina Historia de la Educación Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BURIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia  y  FISCHER, Maria Cecilia Bueno. História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.619-639. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-4.

O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.

Palabras clave : História da Educação Matemática; Formação de Professores; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )