SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinarA emergência da disciplina História da Educação Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BURIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia  e  FISCHER, Maria Cecilia Bueno. História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.619-639. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-4.

O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Formação de Professores; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )