SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3History of Mathematics Education: backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training courseHistory of mathematics education as discipline in the teaching training of teachers who teach math author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

COSTA, David Antonio da. A emergência da disciplina História da Educação Matemática. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.640-652. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-5.

A História da Educação Matemática (HEM) se constitui como um campo disciplinar: possui integrantes de grupos que compartilham conhecimentos, métodos, programas e conteúdo de referência movidos por consensos que se autorregulam. O objetivo deste artigo é apresentar como a HEM se institui no tempo fazendo um paralelo com a constituição de outro campo anterior: a Educação Matemática. O texto dialoga com autores da História da Matemática (SCHUBRING, 2014); Educação Matemática (KILPATRICK, 1996), História da Educação Matemática (VALENTE, 2014) e História das Ciências (LENOIR, 2004). No final, apresentam-se considerações acerca da disciplina História da Educação Matemática implementada em um curso de licenciatura de uma universidade federal.

Keywords : Disciplina; Campo Disciplinar; História da Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )