SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Emergence of the academic discipline of History of Math EducationThe development of the professional knowledge of the teacher of mathematics in the Portuguese Normal Higher Schools (1911-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.653-665. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-6.

Objetiva-se discutir o papel da História da educação matemática (HEM) na formação de professores que ensinam matemática a partir da inserção desse saber como uma disciplina em cursos de graduação e pós-graduação. Essa perspectiva disciplinar é defendida não só pela importância de tal conhecimento na formação, mas também como elemento de consolidação e fortalecimento do campo de investigação. Nesta direção pretende-se mostrar a relevância da exploração, em nível de ensino, dos conhecimentos já produzidos no domínio da pesquisa para a formação do professor que ensina matemática. Algumas questões norteadoras do texto podem ser sintetizadas em: que conhecimentos já produzidos em HEM são relevantes para a formação inicial dos professores que ensinam Matemática? Que referências bibliográficas estão disponíveis e podem ser adotadas nesses cursos? Qual o papel dos pesquisadores na perspectiva de contribuir para o estabelecimento de espaços institucionais nos cursos de formação de professores que ensinam matemática?

Keywords : História da Educação Matemática; Disciplina Acadêmica; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )