SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The development of the professional knowledge of the teacher of mathematics in the Portuguese Normal Higher Schools (1911-1930)Rural school in Brazil (1930-1950). The Eighth Brazilian Congress of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

DANCINI, Alex de Novais  and  MELO, José Joaquim Pereira. O Ideário Educacional de Simón Bolívar: o estado da arte no Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.684-699. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-8.

Este artigo, que deriva de uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, tem como finalidade apresentar o estado da arte a respeito do ideário educacional de Simón Bolívar no Brasil. O levantamento das produções científicas sobre o referido objeto de pesquisa foi realizado nos portais de bancos de teses e dissertações no Brasil e dos periódicos mais divulgados no campo da história da educação. Foi pesquisado também um livro que reúne 184 fontes documentais, nas quais Bolívar aborda os temas educação e cultura. Com base nos dados obtidos, foi possível tecer algumas considerações preliminares sobre o estado da arte no Brasil a respeito desse tema.

Keywords : História da Educação; Estado da Arte; Simón Bolívar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )