SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The Educational Ideal of Simón Bolívar: the state-of-the-art in BrazilRepresenting the modern charity: the Salesians institute in Recife (1892-1906). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MANCINI, Ana Paula Gomes  and  MONARCHA, Carlos. A escola rural no Brasil (1930-1950). O Oitavo Congresso Brasileiro de Educação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.700-715. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-9.

As reflexões apresentadas neste artigo resultam das pesquisas realizadas sobre a educação e o processo de escolarização na República Velha em Mato Grosso de 1930 a 1950. Por meio de estudos da história da educação, destaca-se a relevância política, cultural, social e educacional presentes nas discussões sobre a ruralização do ensino primário no Brasil durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Educação, em Goiânia, GO, em 1942. Foram utilizados os anais do evento, como principal fonte, organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, publicado em 1944, o Regulamento do referidoCongresso, as atas das sessões da Associação Brasileira de Educação e leituras correlatas que colaboram para a sustentação teórica desta reflexão.

Keywords : Educação Brasileira; Educação Rural; Ensino Rural; Mato Grosso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )