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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MANCINI, Ana Paula Gomes  e  MONARCHA, Carlos. A escola rural no Brasil (1930-1950). O Oitavo Congresso Brasileiro de Educação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.700-715. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-9.

As reflexões apresentadas neste artigo resultam das pesquisas realizadas sobre a educação e o processo de escolarização na República Velha em Mato Grosso de 1930 a 1950. Por meio de estudos da história da educação, destaca-se a relevância política, cultural, social e educacional presentes nas discussões sobre a ruralização do ensino primário no Brasil durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Educação, em Goiânia, GO, em 1942. Foram utilizados os anais do evento, como principal fonte, organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, publicado em 1944, o Regulamento do referidoCongresso, as atas das sessões da Associação Brasileira de Educação e leituras correlatas que colaboram para a sustentação teórica desta reflexão.

Palavras-chave : Educação Brasileira; Educação Rural; Ensino Rural; Mato Grosso.

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